Quem somos

Funções e Missão do Conselho

Sobre o Conselho

A raça Cavalier King Charles Spaniel, classificada no grupo 9 no regulamento de exposição da FCI, Federação Cinológica Internacional, apresenta no Brasil um número crescente de registros, com importação de cães e participando de exposições caninas, atingindo classificações importantes em finais de exposições no país e no exterior.

A Confederação Brasileira de Cinofilia através da circular 0108-CBKC-11 de 27-07-11 estabelece que a função de Conselho de Raça é fomentar estudos que possam auxiliar os criadores das respectivas raças a aprimorarem as suas criações.

Diante desse cenário, que vislumbra um crescimento ainda maior da raça no Brasil, quer na criação ou em exposições cinófilas, torna-se de fundamental importância um conselho de raça com o papel de apoio aos criadores e cinófilos, com planejamento e ações direcionadas.

O conselho de raça tem ainda o papel de atuar facilitando palestras e simpósios, regulamentos de criação, intercâmbios com criadores, mapeamento do plantel, controle de registro, entre outros.

Hoje, o conselho é coordenado pelos cinófilos Ederson Neves, Carmen Cecilia Sicherle e Renata Squarzoni, de acordo com a resolução 345, de 22 de março de 2016, emitida pela CBKC.

Dentre as principais ações do conselho, destaca-se:

• Fomentar estudos e aprimorar a raça em todo território nacional;
  • Criar protocolos de controles de saúde na criação;
  • Criar Departamentos de Raças nos estados, vinculados administrativamente a um clube eclético e tecnicamente ao conselho de raça;
  • Incentivar e prover apoio técnico aos criadores;
  • Promover palestras e simpósios técnicos;
  • Promover exposições especializadas e nacionais em parcerias com clubes ecléticos;
  • Promover paletras de padrão de raça para juízes.

Nossa missão:

Participar ativamente do desenvolvimento da raça no Brasil, buscando o equilíbrio perfeito entre saúde, beleza e temperamento, além disto, promover o incentivo e apoio técnico e logístico a novos criadores.

CONHEÇA A RAÇA

HISTÓRIA DA RAÇA

O Cavalier King Charles Spaniel de hoje é descendente direto dos pequenos Toy Spaniels, vistos em muitas das pinturas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Saiba aqui como surgiu e se desenvoleu esta encantadora raça.

PADRÃO DA RAÇA

Entenda qual o padrão da raça Cavalier King Charles Spaniel.

SAÚDE

Todos os cães de raça pura apresentam genes defeituosos que causam uma ou mais doenças genéticas. Geralmente, os CKCS são cães saudáveis e brincalhões, porém, podem apresentar tendência a desenvolver algumas doenças genéticas. Saiba mais aqui.

Estamos à disposição para informações

Entre em contato!

Envie um email para

contato@clubedocavalier.com.br

ou deixe uma mensagem no formulário abaixo:

Thanks to Laura Davies for these lovely pictures!